quinta-feira, 30 de junho de 2011

Operário cai do 5º andar de prédio em Águas Claras, no DF

Um operário de 24 anos caiu do quinto andar de um, prédio em construção na Rua das Pitangueiras, em Águas Claras, região administrativa do Distrito Federal. O acidente foi por volta das 10h30 desta quinta-feira (30).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com suspeita de hemorragia interna e fraturas. Os bombeiros, que fizeram o atendimento ao jovem acidentado, não informaram se ele corria risco de morte.


FONTE:
http://g1.globo.com/distrito-federal/

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros do DF ganha o reforço de 242 novas viaturas

O governo do Distrito Federal fez, na manhã desta segunda-feira (27), a entrega de 242 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros. As ambulâncias, ônibus e carros de resgate e de combate a incêndios vão atender a todas as regiões do DF. De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, atualmente a corporação conta com cerca de 270 viaturas de socorro, que atuam no combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.


Outros quatro veículos, chamados de autotanque, vão operar no combate a incêndio de médio e grande porte. Apenas neste feriado foram registrados 209 focos de incêndio em todo DF. Segundo dados dos bombeiros, durante o período de seca em 2010, que vai de maio até o final de agosto, foram registrados cerca 2.800 ocorrência, totalizando aproximadamente 6.700 hectares de áreas queimadas.

O governo calcula que o investimento custou R$ 15 milhões e faz parte da política de valorização da segurança pública. “As viaturas vão atuar em todas as frentes, desde o atendimento emergencial, até o combate a incêndios florestais. O período de longa estiagem se aproxima e nós temos que dotar desses equipamentos indispensáveis para defender o DF”, disse o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz.


FONTE:

http://g1.globo.com/distrito-federal/

segunda-feira, 13 de junho de 2011

BLEVE


Edson Haddad, químico, Gerente da Divisão de Gerenciamento de
Riscos da CETESB

O QUE É BLEVE?

BLEVE é um acrônimo para a expressão em língua inglesa boiling liquid expanding vapor explosion(explosão do vapor de expansão de um líquido sob pressão) , utilizado por bombeiros para se referirem a um tipo de explosão que pode ocorrer quando um recipiente contendo um líquido pressurizado se rompe durante um incêndio.

domingo, 12 de junho de 2011

Sistema de Estabilização Stab - Fast

Bombeiros encontram corpo incendiado em terreno baldio de Taguatinga Sul

O corpo de um homem foi encontrado incendiado por volta das 21h deste sábado (11/6) na QSA, Lote 42, em Taguatinga Sul. Os bombeiros receberam um chamado de incêndio e quando chegaram ao local perceberam que o fogo, na verdade, havia sido ateado no corpo, que estava coberto por madeiras.

O caso aconteceu em um terreno baldio, que abrigava uma obra, mas há cerca de um ano a construção foi embargada. O corpo foi encontrado com as pernas queimadas e o rosto ainda intacto. Ele estava há quatro metros de profundidade, no ponto onde foi feita a fundação da obra.

Segundo os moradores da região, o lugar é conhecido por ser ponto de usuários de drogas. Eles contam que é comum ver gente entrando e saindo do local para usar entorpecentes.

A perícia está no local investigando as causas do incêndio. Informações preliminares indicam que o crime teria acontecido neste sábado e que a vítima foi morta no próprio local. Câmeras de segurança de uma casa localizada na parte de trás do terreno devem ajudar no trabalho da polícia.



FONTE:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dignidade humana está acima da hierarquia e da disciplina



Os bombeiros do Rio de Janeiro estão afundados no mais triste capítulo da sua história. A tristeza não é decorrente da invasão ao Quartel Central da Corporação. A invasão é consequência e não causa. Muitos ainda não se questionaram a razão do fato ocorrido. A tristeza que assola a instituição é decorrente do descaso com que é tratada uma das mais tradicionais corporações de bombeiros do Brasil.
Considerada a instituição mais respeitada entre todas as outras, os Bombeiros ainda convivem com o fenômeno de ser a atividade mais estressante que existe, segundo pesquisas recentes. O reconhecimento conquistado ao longo de mais de 150 anos não garante aos profissionais a recompensa justa em termos de valorização salarial e condições de trabalho.
Envoltos em fantasias de heróis, os profissionais bombeiros vivem triste realidade quando regressam aos seus lares e se deparam com as dificuldades cotidianas. São muitas as inópias. Adversidades de toda sorte acabam por tornar a vida desses profissionais uma antítese, durante o serviço homens dignos e profissionais respeitados que buscam salvaguardar e proteger vidas humanas e fora do serviço pais de família que não são capazes de suprir as necessidades básicas de seus entes. Uma dicotomia existencial que gera os mais diversos conflitos interiores.
O que desejam esses profissionais nada mais é que suas famílias sejam resguardadas por tetos que os protejam do frio, do sol e das chuvas, que suas mesas estejam repletas de alimento, que seus filhos possam frequentar boas escolas, que possam ter assistência médica compatível com seu empenho e dedicação e que nas horas de folga não seja necessário outra atividade profissional para complementar renda. Resumindo esses homens pais de família querem apenas um pouco de dignidade.
As assertivas acima não significam apologia ao desrespeito às colunas mestres da vida castrense que são a hierarquia e disciplina. Esses pilares imprescindíveis sustentam em seu universo o ordenamento do Estado Democrático de Direito. Por outro prisma o Estado é responsável por manter as condições relativas à dignidade humana. No Rio de Janeiro o que se vê é que o Estado pretende cobrar integralmente os deveres dos bombeiros e assim esquece que está simplificando o processo porque também há direitos.
O grave erro cometido pelos militares foi impedir a saída do socorro e dessa forma atentar contra os nossos principais valores. No mais é preciso refletir o que se passa no íntimo de profissionais que são companheiros das madrugadas turbulentas, dos dias de calor abrasivo e das horas de apreensão. No mundo que não é exatamente o paraíso que a natureza representa, onde nós humanos não somos exatamente aquilo que a essência da palavra descreve, há tristezas, infortúnios, perdas, angústias e escuridão, são tempos de pouca bondade, ainda assim, todos os dias, mesmo com a possibilidade de não regressar aos seus lares, os bombeiros mantem o compromisso de dispor a maior dádiva em favor de seu semelhante.
Ao se falar que a invasão foi consequência significa dizer que são anos e mais anos de repressão salarial, num Estado onde a atividade é extremamente desgastante. A causa é, portanto, a forma impregnada de desídia que se tratou o profissional. Bombeiros não são vândalos. A essência de um bombeiro é solidariedade num cenário de desordem. Bombeiros são pessoas que procuram mostrar que é possível regenerar feridas das jornadas anteriores não tão bem sucedidas. São profissionais que sabem agradecer até pelas lágrimas deixadas pelo caminho, elas são o retrato da sua capacidade de sentir. Bombeiros tem a compreensão de que não haverá noites tão longas que se tornem infinitas a ponto de inibir o amanhecer.
O que querem os bombeiros é o mesmo que todos os profissionais, sonhos definidos em respeito, reconhecimento e valorização a sua essência, tudo isso resumindo na dignidade humana. Desejam agradecer por cada batida dos seus corações, por qualquer razão que seja, ainda que não seja pelas alegrias da vida, que ele continue explodindo seus peitos pela esperança de serem para os outros tudo que gostariam que fossem consigo. Pelos seus olhos abertos e atentos agradecem a capacidade de decidir por continuar, mesmo quando as expectativas mostram cenários contrários. Desejam agradecer a Deus pelas cores, pelas músicas, pelas poesias e por guiar os seus passos, por atender suas preces, por compreender os momentos de intensa amargura, por ter inventado esse seu ofício. Agradecer por esse nome que os faz continuar, que sejam sempre BOMBEIROS. (Carlos Eduardo Borges)


Somos um Blog sem fins políticos, aqui só postamos ocorrências e atualizações na área de Bombeiros, mas devido aos fatos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro com nossos colegas, não poderíamos deixar de expressar nossa revolta e indignação perante o tratamento empregado aos mesmos.
Aos Amigos Bombeiros do RJ deixamos nossa força e torcemos para que sua luta tenha sucesso, assim como desejamos em nossa constante Batalha do dia a dia.




1º SGT BM AFRÂNIO

Rachel Sherazade e Peixoto do SBT Lavam Alma dos Bombeiros do Rio 07.06.2011