quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Grave acidente fecha o Pistão Sul

Acidente deixa seis pessoas feridas


Um caminhão e um ônibus colidiram em frente ao Taguatinga Shopping, deixando seis pessoas feridas as 15h10, desta quarta-feira (28/10). De acordo com o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros todas as vítimas estão muito machucadas.

Aílton Pereira Braga, motorista do caminhão, de 28 anos, foi levado para o Hospital de Base em estado grave. Segundo o Hospital, o rapaz chegou conciente e foi levado para fazer raio-x.

Os bombeiros informaram que Débora Carvalho foi levada ao Hospital Regional de Ceilândia; já Renato Álves dos Santos, Matusalem Magnus de Ouro e Marcos Antônio Silveira foram levados ao Hospital Regional de Taguatinga. Os bombeiros não souberam informar para qual hospital Juanico Àlves Rabelo foi levado.



A pista em frente ao shopping já foi liberada.


FONTE:
http://www.correioweb.com.br/

QUADRO GERAL DE ESTATÍSTICAS DE OCORRÊNCIAS

Tipo de Ocorrência 2º BI


Princípio de Incêndio em casa 4

Princípio de Incêndio em apartamento 1

Princípio de Incêndio em comércio 2

Princípio de Incêndio em veículos 5

Princípio de Incêndio em barraco 3

Incêndios florestais 86

Vazamento de GLP 9

Outros tipos de incêndio 10

INCÊNDIO TOTAL 120



Paciente parturiente 10

Paciente psiquiátrico 52

Vítima de atropelamento 43

Emergência médica geral – clínico 339

Outros tipos de atendimento 1

EMERGÊNCIA MÉDICA TOTAL 445



Acidente autom. c/ vítimas não transportadas 28

Acidente autom. c/ vítimas transportadas 95

Acidente autom. c/ óbito 1

Buscas 2

Salvamento em geral 124

SALVAMENTO TOTAL 250



Prevenções 10

Serviços prestados 1

Outros típos de ocorrências 53

DIVERSOS TOTAL 64



Transporte de Militar 1

Exterminio de Insetos 23

Corte de Arvore 17

Retirada de animal de buraco 1

Tentativa de Suicídio 10

Lavagem de Pista 8

OUTRAS TOTAL 60



TOTAL DE OCORRÊNCIAS 939


domingo, 25 de outubro de 2009

Acidente mata motociclista e capotagem deixa ferido

O Corpo de Bombeiros registrou dois acidentes nas rodovias que cercam o Distrito Federal neste domingo. Um deles, na BR-070, matou um motociclista. O outro foi uma capotagem na BR-060, saída para Alexânia. A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional do Gama (HRG), com fratura nas costelas.

O motociclista morreu nas proximidades de Ceilândia, após a Honda Titan placa NFM 7029 dirigida por ele bater de frente em um Vectra placa JEZ 4987em um cruzamento entre as rodovias DF-180 e BR-070.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 20h20. A vítima era Belchior Bezerra Silva, 43 anos. O motorista do Vectra não teve o nome divulgado e não sofreu ferimentos. As circunstâncias do acidente ainda não foram apuradas.

Já a capotagem na saída para Goiás ocorreu a 70 quilômetros de Brasília. Um Ford Ka prata placa EAG 7920, São Paulo, capotou às 20h50. O motorista, Valdir Delgado Assad, foi socorrido pelos Bombeiros e levado ao HRG.


FONTE:
www.correioweb.com.br

sábado, 24 de outubro de 2009

II Simulado Internacional de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - Bogotá, Colômbia







No período de 9 a 12 de outubro de 2009 o CBMDF representou o Brasil no II Simulacro Internacional de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e Evacuação em Terremotos, na Cidade de Bogotá, Colômbia.
Deslocaram de Brasília nove Bombeiros Militares: Maj Paulo José, Subtenentes Emiliano e Josélio, Sargentos R. Vicente e Amaral, Cabos Udiberlei e Goston e Soldados Alex e D. Nunes. A missão foi possível graças à parceria com o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica, que disponibilizaram aeronave e tripulação, ficando à disposição de nossa equipe.
Foram 76 horas ininterruptas de trabalhos em 66 cenários que exigiram atuação de nível BREC Avançado. O Brasil atuou juntamente com a equipe da Costa Rica, para poder formar uma equipe internacional de 24 resgatistas.
Missão cumprida! Todos os cenários com atuação elogiada pelos organismos internacionais.

MANUAL DE SALVAMENTO AQUATICO DO CBMDF

ManualSalvamentoAquatico

Abandonado em meio ao lixo

Na porta de entrada da sala, duas caixas de iogurte vencidas tomadas pela poeira. No canto, ao lado de um rack, o rato morto havia se transformado em cinzas. Pelo piso do corredor, sangue seco espalhado. Mesmo com as janelas abertas, o fedor era quase que insuportável. À esquerda, um quarto, com colchão sujo de fezes. Na frente da cama, um amontoado de papel higiênico usado cobria o chão. Não se trata de um cenário de filme de terror. Essa casa existe, no Conjunto D da QNO 19 de Ceilândia. E, o pior: nela morava um idoso de 75 anos.

O homem, identificado como José Tiago de Oliveira, não tomava banho há um ano e foi descoberto pelos bombeiros no fim da tarde da última quinta-feira, após um telefonema dos vizinhos, que perceberam que o idoso passava mal após tentarem oferecer comida a ele. “Eu sempre o visito e dou comida. Gritei pelo nome, só que ele não respondeu e, então, comecei a ficar preocupado”, contou o aposentado José de Souza, 70. Ele, a mulher Maria de Aguiar Brandão, 60, e o filho Jainer Brandão, 40, moram três casas acima da de José Tiago.

Quando chegaram, os bombeiros arrombaram a porta dos fundos para poder atender à vítima, que estava nua e usava uma sonda, em razão de um problema na próstata. O idoso foi encaminhado às pressas para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde os médicos constataram um quadro de desidratação e infecção urinária. No fim da tarde de ontem, José Tiago foi removido para o Hospital de Base, onde será realizada uma bateria de exames para identificação de outras possíveis doenças.

O caso impressionou até mesmo aos bombeiros. “Verificamos que o ser humano, para chegar àquela situação, tem que estar totalmente abandonado, não somente pela família, mas pelo Estado. Ele estava apodrecendo vivo. É a primeira vez que sinto um mau cheiro daquele”, revelou o soldado Daniel Luiz da Silva, um dos bombeiros que atenderam a ocorrência. Do lado de fora, o mato (que foi cortado apenas ontem pela manhã) já atingia um metro.

De acordo com os vizinhos, José mora na mesma casa há mais de 20 anos. Nunca foi casado e não tem filhos. “Ele é uma pessoa muito difícil. A gente sabe que ele tem dois irmãos, mas fica com raiva quando se toca no assunto família”, disse José de Souza. Na cozinha do idoso, a sujeira também estava espalhada. Panelas apresentavam crostas de restos de alimentos.


FONTE:
www.correioweb.com.br

Operário despenca em buraco e sobrevive


Um operário de 38 anos sobreviveu após despencar de uma altura de aproximadamente 20 metros, o equivalente a um prédio de sete andares, na Rua 24 Norte da Avenida Araucárias, em Águas Claras. O acidente ocorreu por volta das 15h de ontem, no momento em que Everaldo Aparecido da Silva descia de um equipamento utilizado para cravar estacas na fundação do empreendimento. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Davi de Sá Pontes, Everaldo é funcionário de uma empresa terceirizada e presta serviços à construtora Terradrina. “Ele usava capacete e todos os equipamentos de proteção, mas na hora da descida, destravou o cinto para fazer alguma manobra, se desequilibrou e caiu”, disse o engenheiro.

Everaldo foi levado pelos bombeiros de helicóptero ao Hospital de Base de Brasília (HBDF), com fratura na perna esquerda e dores na coluna. Até as 19h de ontem, o operário ainda fazia exames de raios X e tomografia. O quadro dele é considerado estável pelos médicos. Segundo Davi, a construtora vai prestar todo o auxílio necessário para a recuperação do funcionário. A área onde a vítima se acidentou tem previsão de virar um prédio residencial, que deve ficar pronto em 2011. Na Rua 24, os operários de obras vizinhas estavam assustados com o acidente. No entanto, ninguém quis dar entrevistas.

Canteiro de obras
Os acidentes em obras têm se tornado frequentes, principalmente em Águas Claras, cidade considerada o maior canteiro de obras do país. Mesmo com a fiscalização, algumas empresas deixam de fornecer equipamento obrigatório de segurança aos trabalhadores. Capacete, luvas, botas e aparelho auricular em construções onde o barulho for constante são indispensáveis para a segurança e a saúde daqueles que, todos os dias, fazem a mesma atividade. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, 493 casos de acidentes de trabalho foram registrados no Distrito Federal. O número corresponde a 36% do total de registros de 2008. Os dados são do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde.

Em 2007, 39 acidentes em obras foram registrados em diversas regiões administrativas, que resultaram em 17 mortes. Nesse mesmo ano, um servente de pedreiro de 39 anos também caiu do sétimo andar de um prédio em Águas Claras. Railon Rufino sobreviveu porque despencou dentro de uma piscina com água de um condomínio ao lado da obra onde ele trabalhava. A queda ocorreu quando o servente fazia o acabamento de pastilhas na lateral da construção. Com o vento, Railon escorregou e caiu. O operário foi levado pelos bombeiros ao hospital, mas não precisou ser internado e foi liberado depois de ficar algumas horas sob observação dos médicos.



FONTE:
www.correioweb.com.br

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Homem é encontrado dento do porta-malas de um carro incendiado

Homem é encontrado com vida em porta-malas de veículo em chamas

Um homem foi encontrado vivo em um carro que pegava fogo na manhã desta quinta-feira (22/10). Por volta das 6h30, Célia Regina Correia Tavares, moradora de uma das casas da chácara Céu de São Francisco, no Núcleo Rural Casa Grande, próximo ao Gama, acordou com um barulho de porta batendo. Quando saiu para ver o que era, encontrou seu carro em chamas e percebeu que havia alguém vivo no porta-malas. A mulher nega qualquer envolvimento no incidente e afirma não conhecer o rapaz de 19 anos.

Célia pediu ajuda aos vizinhos que controlaram o fogo. Segundo o Corpo de Bombeiros, que efetuou o resgate, o homem apresentava queimaduras de primeiro e segundo graus, além de diversas escoriações e perfurações pelo corpo.

Ele foi levado para o Hospital de Base do DF (HBDF) consciente e em estado de saúde estável. Dois agentes foram até o local e identificaram que o rapaz é Cássio Filipe de Oliveira. Ele tem passagens na polícia por roubo, furto e uso de drogas e diversas passagens quando era menor de idade.

Os vizinhos afirmaram não conhecer o homem. O caso é investigado pela 20ª Delegacia de Polícia (Gama). De acordo com a polícia, o homem mora no Recanto das Emas.


FONTE:
www.correioweb.com.br

TECNICAS DE BUSCA E SALVAMENTO

buscasalvamento

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Engavetamento em Taguatinga não deixa vítimas graves

Um engavetamento ocorreu na tarde de hoje (20) em Taguatinga, debaixo do viaduto sentido Ceilândia. O acidente envolveu cinco carros e não deixou ninguém ferido gravemente.


Os veículos envolvidos foram um ônibus, um Vectra, um Palio Weekend e uma Fiorino. O motorista da Fiorino, Paulo Henrique Vieira Matos, teve escoriações leves e foi encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), sua situação não preocupa e o quadro é estável.




Da redação do clicabrasilia.com.br

Árvore cai sobre telhado de escola em Taguatinga

Por volta das 15h desta terça-feira (20) uma árvore caiu sobre o telhado da Escola Classe 27, em Taguatinga Sul, Pistão Norte, QNF-19/CNF-01, após ser cortada. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi deslocada para o local. Ainda não há informações sobre vítimas.

Aguarde mais informações


Da redação do clicabrasilia.com.br

Teto de uma das salas da faculdade JK desaba


Por volta das 15h desta terça-feira (20), o teto de uma das salas da Faculdade JK, no Pistão Sul, em Taguatinga Sul, ao lado do Taguatinga Shopping, desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ele caiu depois de ventos fortes varrerem a região. No momento chovia.


As rajadas de vento retiraram o teto das salas de aula do bloco A, que foi parar sobre os blocos B e C da instituição. Apesar de estar em horário de aula, ninguém se feriu. Depois de um princípio de corre-corre, os alunos foram retirados do local sem maiores problemas.

A previsão é de que as aulas sejam suspensas até a próxima semana. A diretoria da faculdade terá 20 dias para solucionar o problema.


Da redação do clicabrasilia.com.br

Chuva forte em Taguatinga causa transtornos à população

Taguatinga parou na tarde desta terça-feira, dia 20, por causa da chuva. Houve grandes engarrafamentos, muitas batidas, árvores caíram sobre duas escolas e parte do teto de uma faculdade desabou.
No início da noite desta terça-feira, dia 20, o trânsito estava melhor, mas a tendência é piorar, por causa da pista molhada, do grande fluxo do horário e por causa das obras na subida da QNL.

O trânsito complicado está na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A Polícia Militar pede aos motoristas que evitem as marginais do viaduto Israel Pinheiro porque há alagamento, e usem o viaduto em si.

A chuva foi forte por volta das 16h. De acordo com o quartel dos bombeiros da cidade, nesse período foram 15 acidentes. Além dos problemas no trânsito, árvores caíram sobre duas escolas e parte do teto de uma faculdade desabou.

De longe, dava pra ver que a chuva na região de Taguatinga ia ser forte, por causa das nuvens carregadas que se formavam. Os raios não paravam. Quando o temporal desabou, os problemas começaram. No Pistão Norte, alagamento. Os carros passavam com dificuldade. No Pistão Sul, a força do vento derrubou um outdoor e o teto de uma faculdade. Os alunos foram dispensados - ninguém se feriu. Na QNA 52 e na QNF 19, árvores atingiram o muro e o teto das escolas.

No centro da cidade, o trânsito estava lento, causado por um engavetamento que envolveu um ônibus e mais três veículos. O motorista de um carro foi levado para o hospital, com ferimentos leves. “Ainda bem que eu e meu colega estávamos de cinto de segurança, porque se não era arriscado estarmos no hospital”, diz o vigia Diego Carlos.

O motorista de um ônibus que ia atrás conta que foi fechado e que não conseguiu frear. Mas que a culpa foi de quem estava na frente. “Com muita chuva não tem como. E eu estava saindo de uma fechada do outro que vinha pra cima de mim, eu joguei pra cá. Infelizmente não teve como parar”, conta o motorista Renei Matias.

Segundo a Defesa Civil, outra região bastante afetada pela chuva é a de Vicente Pires, que tem 21 áreas de risco.

Carro capota na BR-040

Por volta das 9h30 desta terça-feira (20/10), um carro capotou na BR-040, entre o Catetinho e o posto da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv). Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão no local, mas ainda não há informações sobre vítimas. O acidente foi no sentido Valparaíso/Plano Piloto.


FONTE:
www.correioweb.com.br

Carro pega fogo em porta de casa no Recanto das Emas

Um carro pegou fogo por volta das 9h desta terça-feira (20/10). A informação é da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, o incidente ocorreu em frente à casa 10, no conjunto 24 da quadra 802 do Recanto das Emas. O morador, solicitante de socorro, não informou qual o veículo. Duas viaturas dos bombeiros foram envidas para o local.


FONTE:
www.correioweb.com.br

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Funcionário de obra fica preso em buraco

Um funcionário que trabalha na construção do viaduto que vai ligar Ceilândia a Samambaia, ficou preso em um buraco de 17 metros da obra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que já socorreu o homem, o funcionário estava dentro do buraco quando um balde de areia caiu sobre ele, impossibilitando que o funcionário se movesse. O homem está estável. O acidente aconteceu por volta das 15h desta segunda-feira (19/10).


FONTE:
www.correioweb.com.br

sábado, 17 de outubro de 2009

Caminhão Combate Incêndios Pierce. EUA.

Caminhão Combate Incêndios Pierce. EUA.

RAPPELLING TECHNIQUES AND PROCEDURES

b-gl-392-003fp-001 - 30 may 2002 RAPPELLING TECHNIQUES AND PROCEDURES

Menino morre eletrocutado dentro de casa no Recanto das Emas

Morre homem atropelado em Ceilândia no início da tarde

O homem que foi atropelado em Ceilândia, no início da tarde desta sexta-feira (16/10), por volta das 12h30, não resistiu aos ferimentos. A informação é do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), para onde Antônio Brito dos Anjos, de 37 anos foi levado. Ele morreu por volta das 17h.

A vítima estava em uma bicicleta quando foi atingida por um Fiat Uno, placa JGR 4735-DF, na QNP 1/5, dirigida por um jovem de 17 anos, próximo à Feira do Produtor.

Uma criança de 12 anos, que estava no veículo, sofreu ferimentos leves. Inicialmente, Antônio foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional da Ceilândia (HRC), mas foi encaminhado pelo helicóptero da corporação ao HBDF. Os médicos confirmaram uma lesão neurológica grave.

O acidente é investigado pela 19ª Delegacia Polícia (P Norte). Inicialmente, de acordo com o delegado, Vanderly Alves de Melo, Juarez Batista Ferreira, 43 anos, era o condutor do veículo. Ele é pai da criança de 12 anos que se feriuno acidente. No entanto, a 19ª informou que quem dirigia o carro no momento do acidente era um garoto de 17 anos, também filho do Juarez.

FONTE:
www.correioweb.com.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Homem cai de andaime em Taguatinga Sul

Um homem caiu de um andaime de construção nesta quarta-feira (14/10) na QSG 5 lote 10 em Taguatinga Sul, em frente a Universidade Católica de Brasília. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, Benedito José das Chagas, 39 anos, estava em estado estável.

A vítima foi levada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele teve uma fratura na coluna e deve ficar internado, em observação, para averiguar a necessidade de uma cirurgia.


FONTE:
www.correioweb.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Menino cai em poço e é resgatado com vida

Criança cai em cisterna em Águas Lindas de Goiás

Uma criança de seis anos caiu em uma cisterna de cerca de 12 metros, na tarde desta terça-feira (13/10). O poço estava seco. O acidente aconteceu na quadra 20, do Jardim da Barragem, em Águas Lindas de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima está estável, com ferimentos na perna e foi transportada de helicóptero para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).


FONTE:
www.correioweb.com.br

sábado, 10 de outubro de 2009

Enxurrada invade prédio em Águas Claras

Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

EspacosConfinadosLivretoTrabalhadorNR33

Acidente de moto deixa um ferido no Gama

Uma pessoa ficou ferida gravemente nesta sexta-feira (9) vítima de um acidente de moto na BR-040, no Gama. Segundo os Bombeiros, ainda não há informações adicionais sobre a vítima.


Da redação do clicabrasilia.com.br

Dois veículos batem de frente na BR-060

Dois carros bateram nesta sexta-feira (9) por volta das 17h31 na BR-060, sentido Goiânia, antes do Engenho das Lajes. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, viaturas foram encaminhadas para o local do acidente. A colisão entre os dois veículos foi frontal, mas ainda não há informações sobre vítimas.



Da redação do clicabrasilia.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Acidente com van escolar pode ter sido uma fatalidade

Acidente entre van escolar e ônibus deixa crianças feridas

Oito crianças ficaram feridas durante um acidente de trânsito na avenida Sandu Norte, em Taguatinga. Uma van escolar da empresa Líder, placa JFU 9143-DF, e um ônibus da viação São José, placa JJB 8153-DF, que seguiam em direções opostas colidiram na altura da 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, localizada na CNC 7 lote 2. Segundo testemunhas chovia no momento do ocorrido.

Daniel de Oliveira Silva, 26 anos, conduzia a van que carregava as oito crianças. De acordo com ele, o motorista do ônibus não conseguiu frear na via, que estava bastante engarrafada, e para não acertar os carros que estavam enfileirados em sua frente, ele tentou desviar e acabou acertando o lado esquerdo da van. Daniel ainda contou que jogou o carro na direção oposta ao ônibus para evitar que os veículos batessem de frente. A versão do motorista foi confirmada por testemunhas.

Ninguém que estava no coletivo se machucou. O motorista do ônibus preferiu não conversar com a imprensa. O trecho em frente a Igreja Presbiteriana foi interditado. Cinco crianças que estavam na van foram levadas ao Hospital Regional de Ceilândia com ferimentos leves, quatro delas já foram liberadas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros do DF, três crianças foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga, mas devido a gravidade dos ferimentos tiveram que ser transferidas ao Hospital de Base do DF (HBDF). Elas deram entrada no HBDF por volta das 20h40. Duas chegaram de helicóptero e outra em uma viatura dos bombeiros.

As crianças tiveram cortes pelo rosto e apresentaram inchaço. Elas vão passar por exames de raio-x e tomografia.

FONTE:
www.correioweb.com.br

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Acidente deixa trânsito complicado em Taguatinga

Uma moto e um carro colidiram por volta das 17h20, desta quarta-feira (8/10), em Taguatinga Centro. De acordo com o Corpo de Bombeiros o motoqueiro Sivanaldo Silva Souza, foi levado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com escoriações leves no braço direito.


FONTE:
WWW.CORREIOWEB.COM.BR

domingo, 4 de outubro de 2009

Carro atinge árvore e três ficam presos em ferragens na BR-280

Três pessoas ficaram feridas neste domingo (4/10) após um carro atingir uma árvore na rodovia BR-280, no sentido Brasília-Santo Antônio do Descoberto (GO), próximo ao Posto Rural.
Segundo informações do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, os ocupantes do veículo, cujo modelo não foi informado, tiveram que ser retirados das ferragens.



FONTE: www.correioweb.com.br

sábado, 3 de outubro de 2009

NESTA SEXTA (02) FOI REALIZADO NO PATIO NO 2º BI O JURAMENTO A BANDEIRA









Jovens que foram dispensados do Serviço Militar, por excesso de contingência, prestaram juramento à Bandeira e receberam seus certificados de dispensa das Forças Armadas.