sábado, 27 de junho de 2009

153º aniversário do Corpo de Bombeiros do DF é comemorado com sessão solene

Por iniciativa do deputado Raad Massouh (DEM), a Câmara Legislativa prestou homenagem ao 153º aniversário do Corpo de Bombeiros do DF com sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (26), no plenário da Casa, proposta pelo deputado Aylton Gomes (PMN), que também é oficial de carreira da corporação.

Compondo a Mesa, o deputado Raad, que presidiu a sessão; o deputado Aylton Gomes, presidente da Comissão de Segurança da CLDF; o chefe de gabinete da Presidência da Câmara Legislativa, o coronel Jair Tedeschi (da reserva da Polícia Militar); o coronel QOBM Epaminondas Figueirêdo de Matos, chefe de Estado-Maior-Geral e subcomandante, representando o coronel Sérgio Fernando Pedroso Aboud, comandante-geral do CBPMDF; o chefe-adjunto da Casa Militar do GDF, coronel QOBM Antônio Gilberto Porto; o subsecretário da Defesa Civil do DF, coronel QOBM da reserva remunerado Luiz Carlos Ribeiro da Silva; o chefe da Assessoria Parlamentar do Corpo de Bombeiros Militar, coronel QOBM Ronaldo Rosa dos Santos; e o presidente da Caixa Beneficente dos Bombeiros, major QOBM da Reserva, Jorge Gadioli Ribeiro Mendes.

Ao início da sessão foram entregues, aos membros do comando da corporação, certificados de honra ao mérito pelos deputados realizadores da homenagem.

O coronel Tedeschi, representando o presidente Leonardo Prudente, parabenizou os bombeiros pela coragem, bravura e dedicação de todos os membros do Corpo de Bombeiros, na construção da longa história em prol da vida, e pelo "incansável trabalho destes servidores da Pátria".

O deputado Aylton Gomes leu mensagens contando vários episódios que marcaram a luta dos bombeiros em todo o Brasil e no Distrito Federal pelo reconhecimento de seu valor e por melhorias salariais, narrando fatos em que os bombeiros sofreram injustiças.

CLDF

Batida entre carreta e ônibus derrama óleo na EPTG


Um acidente entre um ônibus de turismo e um caminhão bloqueou o trânsito na manhã deste sábado na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) e gerou um engarrafamento de mais de cinco quilômetros.

Ninguém ficou gravemente ferido. Com a colisão vazaram cerca de 300 litros de óleo diesel da carreta, que foram aterrados pelo Corpo de Bombeiros para evitar uma contaminação ambiental.

A colisão foi em um cruzamento na altura do prédio da Companhia Energética de Brasília (CEB). Por volta de 10h45, um ônibus de turismo da ESA, placa JJF 8036-DF seguia numa pista que da acesso a EPTG, quando bateu a parte da frente na lateral de uma carreta Rosseta, placa JGS 7182-DF.

Somente a perícia da polícia poderá dizer quem invadiu o sinal vermelho. No ônibus, estavam apenas motorista e cobrador, que foram levados ao Hospital de Base (HBB-DF) com escoriações leves. O motorista da carreta não precisou de atendimento dos bombeiros.

Criança de três anos cai em poço em Águas Lindas de Goiás

Uma criança de três anos caiu em um poço na manhã desta sexta-feira (26/6), por volta das 9h45, na quadra 26, lote 18, Setor Barragem I, em Águas Lindas de Goiás. Populares fizeram o resgate da vítima, que teve apenas escoriações leves. Segundo o Corpo de Bombrios, a criança foi levada para o Hospital Bom Jeus.

Acidente com caminhão derrama óleo na EPTG e causa congestionamento

Um acidente na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), entre um caminhão e um ônibus de turismo, complica o trânsito para quem vem de Taguatinga, Águas Claras e Guará para o Plano Piloto de Brasília, na manhã deste sábado (27/6). A batida ocorreu por volta das 10h45, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), em frente à unidade da CEB. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.

Duas das três faixas da via estão interditadas e o congestionamento já chega à saída do Guará. Bombeiros e Polícia Militar trabalham no local para conter óleo diesel, transportado pelo caminhão de combustível envolvido no acidente, que está vazando em grande quantidade no local. (Com informações de Luciano Pires)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Canção do 2º Batalhão de Incêndio

Letra e Música: Maj QOBM/Mus Evanildo Borges de Moura

Quando brada no quartel a gente sente
Um impulso com vontade de correr
Seja o brado um perigo iminente
O bombeiro vence o medo de morrer

Esta garra, este bom adestramento
Só existe no bombeiro que passou
Nas fileiras do 2° Batalhão
Que o orgulho o seu nome consagrou

Quando parte vai pensando no seu lema
Vidas alheias e riquezas a salvar
No incêndio nada existe que ele tema
Avançando contra o fogo sem cessar

Esta garra, este bom adestramento
Só existe no bombeiro que passou
Nas fileiras do 2°Batalhão
Que o orgulho o seu nome consagrou

quinta-feira, 25 de junho de 2009

MOTO-SERRA

STIHL - Chainsaw Safety Manual

NÓS DE ESCALADA

Nudos de Escalada

Caminhão capota na BR-070, mas sem gravidade

Publicação: 25/06/2009 08:18 Atualização: 25/06/2009 09:42



Três veículos se envolveram em um acidente na BR-070 na manhã desta quinta-feira (25/6). Um caminhão capotou na via, e em seguida um motorista perdeu o controle do carro ao tentar desviar do veículo, que acabou colidindo com outro carro.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 7h20, próximo ao balão de acesso a Santo Antônio do Descoberto. Três pessoas ficaram feridas, contudo sem gravidade. Não houve necessidade de encaminhá-los a um hospital.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Incêndio em apartamento de Águas Claras assusta moradores

Publicação: 23/06/2009 10:51 Atualização: 23/06/2009 10:51

Um apartamento localizado na quadra 201 de Águas Claras pegou fogo na manhã desta terça-feira (23/6). A informação é da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros. A solicitação de socorro foi recebida às 9h06 e três viaturas foram mandadas para controlar as chamas. Não havia ninguém no local. Alguns móveis e eletrodomésticos ficaram queimados.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bombeiros registram duas mortes por afogamento neste domingo

Publicação: 22/06/2009 12:01 Atualização: 22/06/2009 13:00

O Corpo de Bombeiros registrou duas mortes por afogamento neste domingo (21/6). Equipes de resgate encontraram, durante a noite, os corpos do adolescente de 14 anos e um rapaz de 20. Eles estavam desaparedidos desde a tarde de ontem.

Felipe Nunes de Sousa, 14, estava no Rio Corumbá, próximo à BR-060, logo após o trecho conhecido como Sete Curvas. O corpo do jovem foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia.

Para lá também foi encaminhado um rapaz encontrado no Rio Areias. Ele caiu na água na área conhecida como Camping do Elias, que fica no distrito de Edilândia (GO), entre as cidades de Águas Lindas e Cocalzinho, no Entorno do DF. Segundo os Bombeiros, o homem, identificado apenas com Paulo, tinha 20 anos.

domingo, 21 de junho de 2009

Em Taguatinga, acidente envolvendo três carros deixa sete feridos

Publicação: 21/06/2009 09:55 Atualização: 21/06/2009 12:47

Um acidente entre três carros na avenida Elmo Serejo, próximo á chácara Onoyama em Taguatinga, por volta das 2h deste domingo (21/6), deixou sete pessoas feridas, uma em estado grave. A colisão envolveu o Maserati, placa JGI 2337 DF, o Fiat Pálio, placa JGN 4052 DF, e o Troller, placa NFD 4455-GO. Foram necessárias seis viaturas do Corpo de Bombeiros para fazer o socorro.

Tiago Pereira Bueno, 30 anos, foi conduzido ao Hospital Regional de Taguatinga estável e com suspeita de traumatismo crânio-encefálico. Ana Lídia Calaf de Oliveira, 35, e Ariane Calaf de Oliveira, 14, foram conduzidas ao Hospital Santa Marta, apenas com escoriações.

Naiara Rodrigues Pereira, 20, Elma Pereira dos Santos, 22 e Safira de Deus Lourenço, 32, foram levadas para o Hospital Regional de Taguatinga com escoriações na face. Francisco Róbson da Conceição, 22, também foi para o mesmo hospital com suspeita de traumatismo raqui-medular e crânio-encefálico, além de fratura de membros inferiores.

Duas pessoas morrem após capotagem de veículo na BR-060

GUARNIÇÃO DE SIERRA V


Duas pessoas morreram após a capotagem de um veículo na BR-060, km 21, sentido Goiânia, por volta das 3h15 deste domingo (21/6). As vítimas estavam no Renault Kangoo, cor branca, placa DFG 3365-SP. Elas foram jogadas para fora do veículo.

O Renault era conduzido por Clésio Ferreira Gonçalves, 36 anos, morador de Taguatinga. A outra vítima, Givanildo Fernandes de Sousa, 32 anos, residia em Samambaia. Aparentemente, os homems não usavam o cinto de segurança na hora do acidente. O air bag do carro chegou a ser disparado, porém como os dois foram jogados para fora do veículo de nada adiantou.

sábado, 20 de junho de 2009

Parte de prédio desaba em Ceilândia e deixa operários soterrados

Quatro operários de um prédio ficaram soterrados na QNN 12, lote 4, Ceilândia Sul, no início da tarde desta sexta-feira (18/6). Um mestre de obras, dois carpinteiros e um servente faziam a fundação de um residencial de 10 andares quando a parede de terra do prédio vizinho, o Edifício Ceilândia 1, deslizou sobre eles. O acidente ocorreu no subsolo da construção, por volta de 13h30.

A terra encobriu até o tórax de três trabalhadores. Desesperados, os colegas começaram a cavar em volta deles com pá e conseguiram retirá-los. Mas um carpinteiro estava em situação mais difícil e só foi retirado após a chegada do Corpo de Bombeiros.

O carpinteiro foi socorrido no Hospital Regional de Taguatinga, do hospital ele foi transportado para o Hospital de Base do DF, onde passa por exames, mas está estável e andando. Os outros dois foram levados ao Hospital Regional de Ceilândia. Hipólito Santos Monteiro, 44 anos, e Romildo Jesus dos Santos, 30 anos, não tiveram ferimentos graves.

Por precação os moradores do prédio vizinho, de onde veio a terra que soterrou os operários, tiveram que deixar prédio podem ter que passar a noite em hotéis caso a Defesa Civil não libere o prédio. O prédio residencial tem 24 apartamentos.

A ação foi realizada por uma equipe dos Bombeiros especializada em soterramentos e desabamentos, com o apoio de um helicóptero.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

19ª Corrida do Fogo - Inscrições Abertas

Escrito por emg.5secao
Qua, 17 de Junho de 2009 09:11
Estão abertas as inscrições para 19ª Corrida do Fogo






As inscrições serão realizadas no período de 16 de junho a 2 de julho de 2009, no horário das 10h às 20h nos seguintes locais:

- Conjunto Nacional de Brasília;
- Alameda Shopping;
- Lojas Free Corner;
- Ponto do Atleta (8h às 13h e 14h às 20h); e
- Pelo site www.corredorderua.com.br.

Informações: (61) 3901-8603/8601 e 8199-8765

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hotel pega fogo em Ceilândia

Um hotel pega fogo na QNM 23/25, bloco F, na Ceilândia Sul. O Corpo de Bombeiros registrou a ocorrência às 15h39 e tenta apagar o incêndio do Hotel Caribe. Uma vítima foi resgatada no local, mais ainda não se sabe a gravidade de seus ferimentos. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Taguatinga.

Em breve, mais informações

Da redação do clicabrasilia.com.br

Ação conjunta com o Corpo de Bombeiros faz simulação de vazamento de combustível na Bacia do Descoberto

Uma ação conjunta entre Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Defesa Civil, Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Polícia Militar do DF (PMDF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e prefeitura de Águas Lindas realizou uma simulação de vazamento de óleo na Bacia do Descoberto, na manhã desta terça-feira (16).

Foi mostrado o trabalho que os bombeiros fariam caso um caminhão de combustível caísse na Bacia do Descoberto, para evitar a contaminação do solo e da água. O solo é uma área de proteção ambiental e a água é utilizada pela Caesb para abastecer 62% da população do DF, mais de um milhão de pessoas.

A simulação ocorreu das 9h30 às 11h30. É a primeira vez que este trabalho é feito na Bacia do Descoberto.


Da redação do clicabrasilia.com.br, com informações de Leonardo Werneck

Bombeiros registram três colisões e dois atropelamentos nesta manhã

Uma moto colidiu em um carro na manhã desta quarta-feira (17/6) no Núcleo Bandeirante. O acidente ocorreu por volta das 8h25, no Setor de Motéis, próximo ao Castle Motel. De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a colisão deixou uma vítima no local.

Em Águas Lindas, uma moto e um carro também se envolveram em um acidente por volta das 6h54, no Km 2 da BR-070. Segundo os bombeiros, o motociclista Ezequiel Vicente de Oliveira, 39 anos, foi encaminhado para o Hospital Regional de Ceilândia com escoriações.

Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento, uma pessoa foi atropelada por volta das 7h33 próximo a Rodoferroviária. Cirlei Pereira, 33 anos foi transportado ao Hospital de Base do Distrito Federal com fratura na perna esquerda e um ombro deslocado.

Em Ceilândia, próximo ao SESC, houve outro atropelamento. De acordo com os bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 7h47. Jane Carla Alves, 22 anos, foi transportado pelos bombeiros para o HRC com um corte na boca e dor de cabeça.

No mesmo horário, um carro e uma moto colidiram na Estrada Parque Guará em frente ao Zoológico, sentido Plano Piloto. O motociclista Icaro Cardoso Passos, 19 anos foi encaminhado ao Hospital de Base com fratura no braço direito. Trânsito segue intenso devido às obras.

Moto e carro colidem próximo a estação do metrô em Samambaia Norte

Uma moto colidiu num carro na QR-208, conjunto 13, próximo à estação do metrô, em Samambaia Norte. De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 09h12 e o motociclista ficou ferido. Duas viaturas foram deslocadas para o local.

Mais acidentes
Na manhã de hoje, os bombeiros registraram mais três acidentes da mesma natureza. Um deles ocorreu no Núcleo Bandeirante por volta das 8h25, no Setor de Motéis, próximo ao Castle Motel. De acordo com informações preliminares, o acidente causou uma vítima.

Em Águas Lindas, uma moto e um carro também se envolveram em uma colisão por volta das 6h54, no Km 2 da BR-070. Segundo os bombeiros, o motociclista Ezequiel Vicente de Oliveira, 39 anos, foi encaminhado para o Hospital Regional de Ceilândia com escoriações.

Por volta das 7h47, um carro e uma moto colidiram na Estrada Parque Guará em frente ao Zoológico, sentido Plano Piloto. O motociclista Icaro Cardoso Passos, 19 anos foi levado para o Hospital de Base com fratura no braço direito. Trânsito segue intenso devido às obras.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Bombeiros registra acidente com moto

Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), uma moto colidiu em um carro por volta das 7h23 na altura da residência oficial de Águas Claras. Segundo informações dos bombeiros, o motociclista recebeu os primeiros socorros e também foi encaminhado ao Hospital de Base do DF (HBDF) com escoriações. O motorista que trafega na EPTG deve ter paciência, pois o trânsito está intenso para quem segue sentido Plano Piloto.

sábado, 13 de junho de 2009

Adolescente é atropelada no Gama

Uma adolescente foi atropelada nesta sexta-feira (12), no Gama. Segundo o Corpo de Bombeiros, a menina de 16 anos sofreu o acidente próximo ao Centro de Saúde número 8, no Setor Central do Gama. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada para o Hospital Regional do Gama (HRG) com escoriações.
Da redação do clicabrasilia.com.br

sexta-feira, 12 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Carro capota na DF-180, próximo à Ceilândia

Um carro capotou no fim da tarde desta quinta-feira (11/6), por volta das 17h10, na DF-180, próximo à Ceilândia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista Edmilson Silva Santos, 30 anos, perdeu o controle do veiculo e acabou provocando o acidente, sem gravidade.

Edmilson teve escoriações leves e foi conduzido para o Hospital Regional da Ceilândia. Ainda segundo os Bombeiros, o motorista não apresentava sinais de embriaguez.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A tecnologia CORE®(Coaxial Rescue Equipament) HOLMATRO





A tecnologia CORE®(Coaxial Rescue Equipament)é um sistema hidráulico que utiliza mangueira com um sistema de acoplagem, bombas e ferramentas Coaxial para operar o equipamento de resgate. Mais do que uma nova ferramenta, mangueira ou unidade de força a tecnologia CORE® é um novo sistema hidráulico que muda o processos de extração veicular.

Catálogo Profesional Petzl 2009

Catálogo Profesional Petzl 2009 Catálogo Profesional Petzl 2009 ergow.com Catálogo de sistemas anticaídas Petzl profesional 2009. Arneses, cascos, conectores, elementos de amarre, aborbedores de energía, anticaídas deslizante, conectores, descendedores, bloqueadores, poleas, anclajes, cuerdas, sacos, accesorios para trabajos en altura y rescate, linternas frontales compactas, linternas frontales de doble iluminación, linternas frontales ultrapotentes.

Noções básicas para alpinismo em rocha

Noções básicas para alpinismo em rocha Noções básicas para alpinismo em rocha Kranner Trata do conhecimento mínimo para se começar a escalar. Caso esteja na dúvida desse esporte essa leitura será muito importante na decisão.Autoria de: Sandro Eduardo Marschhausen Pereira

51º Aniversário de Taguatinga

A cidade foi fundada em 5 de junho 1958

ARQUIVO

PARABENIZAR OS MILITARES DO 3º BI PELO EXCELENTE SOCORRO PRESTADO AO OPERÁRIO QUE SOFREU ACIDENTE NA OBRA DE ÁGUAS PLUVIAIS NO SIA 22/05/09

Vítima de acidente na BR-060 está em estado grave

Continua grave o estado de saúde de Gessimar Pereira Braga, 32 anos. Ele ocupava a garupa da moto guiada pelo irmão Delcimar Pereira Rodrigues, 27 anos. Os dois soferam um acidente na manhã desta segunda-feira (8/6), na BR-060, sentido Goiânia-Brasília.

Em estado de choque, Gessimar foi transportado pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros ao Hospital de Base do DF (HBDF). Segundo os bombeiros, o quadro era de hemorragia interna, fratura exposta no fêmur direito, avulsão (abertura) torácica, joelho dilacerado, fratura no braço direito e um corte profundo na mão direita.

O condutor da moto, Delcimar Pereira, foi socorrido ao Hospital Regional de Samambaia com escoriações na face e dor nas costas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a moto, uma CG 125 placa JHH 3414, colidiu em uma caminhonete F4000, que estava parada no acostamento.

O acidente ocorreu por volta das 8h, no km 5 da rodovia, logo após o trecho conhecido como 'sete curvas'. A pista foi interditada para a perícia. Por volta das 8h45, dois carros colidiram próximo ao mesmo local do acidente. Contudo, houve apenas danos materiais.

sábado, 6 de junho de 2009

Bombeiros buscam criança que desapareceu na manhã deste sábado em Ceilândia

O Corpo de Bombeiros procura desde o final da tarde deste sábado (6/6) um menino de 9 anos que desapareceu em Ceilândia. De acordo com a 23ª Delegacia de Polícia – onde um tio da criança registrou o desaparecimento – o menino saiu às 8h de casa apenas para deixar o lixo na rua e não retornou.

Segundo o delegado Saulo Ribeiro, consta na ocorrência que o garoto havia relatado à mãe na sexta-feira ter sido abordado por um desconhecido que o convidou para sair. A Central de Atendimento e Despacho (Ciade) dos bombeiros informou que as buscas são realizadas em uma mata nas proximidades do condomínio onde a família mora; os trabalhos foram interrompidos às 20h30 e serão retomados no domingo. Ainda de acordo com o Ciade, a mãe também está procurando o filho na casa de parentes.


Encontrado menino que estava desaparecido desde a manhã de sábado em Ceilândia

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Acidente na Avenida Hélio Prates deixa dois feridos

O Corpo de Bombeiros registrou um acidente entre dois carros na Avenida Hélio Prates, que passa por Ceilândia e Taguatinga, na manhã desta quinta-feira (4). Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para o Hospital Regional da Ceilândia (HRC) pelos bombeiros. A batida ocorreu por volta das 7h20, em frente à loja Lux Tintas.
Da redação do clicabrasilia.com.br

terça-feira, 2 de junho de 2009

Bombeiros E Samu terão central única

Em no máximo dois meses, as centrais de atendimento a emergências do Corpo de Bombeiros e do Samu vão operar de forma integrada. O Distrito Federal será a única unidade da federação com esse tipo de serviço integrado. “Com a integração, praticamente dobramos o número de ambulâncias e de efetivo, sem a sobreposição de ações”, disse o coordenador do Samu, Ayrton de Castro Gonçalves. Atualmente o Samu conta com 30 veículos e o Corpo de Bombeiros, com 25.

Com a integração, uma única central irá acolher as solicitações de socorre e regulará o atendimento de forma mais eficaz. “Hoje, ocorre de ligarem para o Samu e para os Bombeiros, ao mesmo tempo, o que incorre no atendimento duplo, deslocando duas equipes para um mesmo fim. Quando a regulação integrada estiver funcionando, isso não ocorrerá mais. O resultado é que teremos maior disponibilidade de viaturas e pessoal”, diz Ayrton.

Agência Brasília

HOLMATRO

Holmatro 2006 Catalog Holmatro 2006 Catalog Socorrista Internacional

Cão ataca menino de dois anos

O Corpo de Bombeiros socorreu na manhã desta segunda-feira (1º) um garoto de dois anos que foi mordido por cão da raça mastiff italiano, considerado um animal de grande porte, mas dócil.
O ataque ocorreu em um lote dos familiares da criança, na QR-312, Conjunto 1, em Samambaia Sul. O menino foi transportado inicialmente para o Hospital Regional de Taguatinga e de lá precisou ser encaminhada para internação no Hospital Regional da Asa Norte, onde deverá passar por cirurgias plásticas.
Segundo os Bombeiros, ele foi socorrida com laceração no rosto e na cabeça. Um policial da 32ª disse que os agentes foram até o local para avaliar as circunstâncias, mas a vítima já tinha sido socorrida. Posteriormente, os familiares do menino serão ouvidos.

Da Redação Mais Comunidade